top of page

‘’Vocês preferem bois no palco às artistas trans’’, diz Tarília Petrone na discussão a favor do PL 25/2024

  • Writer: Comitê de Imprensa
    Comitê de Imprensa
  • May 17, 2024
  • 1 min read

O Projeto de Lei em questão dispõe sobre a criação do projeto ‘’Cláudia Celeste’’, que tem como objetivo destacar a participação de pessoas transexuais em exposições culturais.


Por Fernando Maya e Rafael José

Nessa noite de sexta-feira (17), a Câmara dos Deputados recebeu uma sessão pautada na discussão do PL 25/2024, na qual seus apoiadores ressaltaram a necessidade de representatividade nos festivais nacionais, por meio do fomento à participação de artistas trans em grandes eventos, sejam eles agenciados por grandes empresas ou independentes.

Deputada Tarília Petrone (Mateus Gomes)

As principais medidas propostas pela autora do projeto, Tarília Petrone-PSOL/RJ (Mateus Gomes), foram a isenção parcial dos impostos, impõe que no mínimo 7% das obras audiovisuais tenha protagonismo transgênero, além do estabelecimento do Dia Nacional da Arte e Cultura LGBT, no dia 24 de agosto.


Em meio ao debate acalorado, a esquerda, liderada pela autora do PL em questão, confrontou os deputados de direita ao questionar a presença de bois nos principais rodeios do país, insinuando que era preferível a essa parcela do plenário o animal citado em posição de destaque, ao invés de artistas transexuais nacionais. Ao final da sessão, o Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade, após a proposição de uma ementa constitucional a qual trocou a isenção dos impostos por uma cota estabelecida para essa classe nas manifestações culturais no país.

Comments


bottom of page