O pilar da informação: a Imprensa
- Comitê de Imprensa
- Jun 6, 2024
- 2 min read
O que é a Imprensa e como ela trabalha para cobrir todo o evento?
Por Eduardo Papa e Aline Jin Zheng
Após o último dia de Sigma-Múndi, algumas pessoas podem não ter acompanhado o trabalho dos pequenos jornalistas do evento com a correria dos dias de treinamento e a noite cultural. Porém, neste singelo artigo contaremos como a Imprensa trabalha para cobrir todos os dias de reuniões.
Sendo separada em 4 comitês diferentes, sendo eles: TV, Redes, Texto e Crise, a Imprensa detêm o controle das informações divulgadas durante o evento. Começando com os jornalistas do texto, esses são responsáveis pela divulgação do que está ocorrendo nas reuniões de outros comitês, reunindo informações por meio de anotações e entrevistas, antes de publicar as matérias. Fernando Santos disse em uma entrevista: “Nós, da Imprensa, possuímos o controle das informações, podendo moldar a opinião pública”.
No comitê TV, os jornalistas devem entrevistar, reportar, passar as informações e cobrir a crise. O grupo é dividido em repórteres, editores, cinegrafistas e âncoras. Para melhor compreensão foi entrevistada a aluna Lana Mello, que está presente na TV. “Os repórteres, são as pessoas que ficam na câmera, os editores e os âncoras. Os jornalistas entrevistam as pessoas, passando informações ao público, os editores editam o vídeo, os cinegrafistas procuram o melhor enquadramento e os âncoras é tipo o William Bonner do jornal, eles ficam lá na mesa e passam tudo o que vai acontecer e tudo o que eles vão falar na hora do jornal.”
Agora entrando nos representantes da Crise, sendo um comitê único da Imprensa, a Crise é responsável por intervir e mudar as direções das pautas discutidas dentro dos outros comitês do Sigma-Múndi, como STF, através de manifestações feitas pelos integrantes. Lucas Maciel, um participante da Crise, cita: “Nosso trabalho é mudar o rumo das conversas em outros comitês, a partir de problemas que nos propomos.”
Já no comitê de redes, os alunos são responsáveis por entrevistar, divulgar notícias e fotografar. Para entendermos o assunto foi entrevistada a aluna Gabriela de Souza, que faz parte das redes. “Somos responsáveis pelo Instagram da simulação, cada um tem seu comitê no qual devemos cobrir durante todo o período, sempre anotando e postando sobre crises, notícias, até mesmo pérolas que alguns delegados acabam soltando durante suas falas! Além disso, também ficamos responsáveis por produzir conteúdo do momento, seja durante os intervalos das simulações ou mesmo na noite cultural.”
Comments