top of page

AGNU volta a debater os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis(ODS)

  • Writer: Comitê de Imprensa
    Comitê de Imprensa
  • Jun 6, 2024
  • 2 min read

Delegados discutem soluções para resolver o máximo de ODS’s possíveis


Por Lucas Santos


Após o início da quarta e última sessão a Assembleia Geral das Nações Unidas(AGNU) os representantes dos países discutem quais ODS’s e como serão concluídas no prazo previsto na Agenda 2030. Os delegados propuseram um documento de resolução para facilitar o processo, eles seguem no desenvolvimento do tal.


Delegados discutem a criação de um documento de resolução para as ODS’s

As delegações já chegaram na conclusão de que farão o processo em conjunto por meio de parcerias para facilitar as maneiras de implementações. Entretanto, há também algumas que estão no processo de resolução como implementação de energia limpa, redução das desigualdades, ações contra mudanças climáticas. Questionamos a delegada Nicole Belo Cabral, representante da Espanha acerca de como essa parceria poderia ajudar na resolução das ODS’s: “Acredito que juntos os países conseguem investir melhor para conseguir mudar as fontes não renováveis, essas ações que atacam o meio ambiente. Essa aliança também ajudaria na parte dos direitos humanos, já que os países conseguem abrir melhor a mente para novas sugestões e propostas para conseguirem atualizações e inclusão de todas as pessoas, sem exclusão de ninguém.”


Devido ao tempo da sessão nem todos os objetivos conseguiram ser discutidos e ter uma solução, mas será que é possível debater e resolver ao menos a maioria deles? Essa resposta foi respondida pela representante da delegação italiana, Laura Nogueira Baptista: “Acredito que já estamos no processo de resolver bastante delas, porém há algumas que vão passar em branco e não conseguiremos discutir por motivos de falta de tempo. Entretanto, acho que conseguiremos abordar um nível considerável das ODS’s, já que demos prioridades as mais importantes.


Os delegados estavam em um debate não moderado com o intuito de promover um documento de resolução. Questionamos o representante que deu essa ideia, Davi Mendes Tolentini Lima delegado indonésio sobre como essa documentação ajudaria na discussão da resolução dos objetos sustentáveis: “Esse documento irá unir todas as ideias, as propostas de resolução e todas as soluções que nós temos em um só documento, para tentar solucionar todos os problemas que estão sendo resolvidos pelas ODS’s, praticamente procurando atingir todos os objetivo propostos até o ano de 2030, já que estamos bem atrasados. Logo, estamos tentando acelerar esse processo ao máximo.”


A AGNU segue em discussão para a produção desse documento que foi proposto, mas há indícios de que esse documento solucionará o problema cumprindo o prazo de 2030.

Comments


bottom of page